sábado, 28 de dezembro de 2013

As tragédias que abalaram Angola em 2013

Action Nigga
1983-2013
Pela forma particularmente dramática e repentina como aconteceu, a morte de Action Nigga é certamente a maior tragédia do ano. Jovem e cheio de saúde o ex. integrante dos géneses não teve tempo de mostrar o quanto valia como musico a solo já que preparava-se para colocar no mercado musicas e vídeos de sua própria autoria. Morreu por causa do que ele mais gostava de fazer na vida: trabalhar. É facto para se dizer, maldito avião da LAM!

Beto de Almeida
1968-2013
Beto de Almeida foi sem dúvida um dos principais impulsionadores da música angolana. Por isso a sua morte constitui de facto, um dos momentos mais tristes que o Pais viveu. Quase todos os angolanos das cidades as aldeias ressentiram-se com a morte tão prematura de Beto de Almeida.
O músico começou a cantar na década 1980 e se juntou ao irmão Moniz de Almeida no início da década de 1990 , formando a conhecida dupla “Irmãos Almeida”. Morreu vítima de uma crise hipertensa num dos hospitais da república da Namíbia.

Nguabi Montel
1977-2013
Considerado por muitos como o melhor produtor do país, Nguabi Montel, já trabalhou com cantores como Yola Araújo, Edmázia, Selda, Kalibrados, Zona 5, Nsoki, e tantos outros. Começou a sua carreira como guitarrista do grupo “As Gingas” e é autor de “A criança é como uma flor”, um dos maiores sucessos do projecto Caluanda Piô.
Morreu por consequência de um ataque cardíaco.

Jovem Leão
1968-2013
"Jovem Leão," foi o vencedor do Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola, edição 2001 tendo começado a carreira em 1977. Morreu na noite do dia 5 de Outubro em consequência de um acidente de viação ocorrido na localidade do Panguila, província do Bengo.
O cantor deixa uma obra discográfica, com o título "Makamba", composta por nove faixas musicais, todas cantadas em língua nacional "Kimbundo".

Artur Adriano
1947-2013
O músico morreu numa unidade hospitalar de Luanda, vítima de doença.Enquanto músico, Artur Adriano dividiu estúdios e palcos com vários musios e agrupamentos musicais angolanos. É autor do clássico “ Belita”.
Em 2005 arrebatou, o prémio Semba de Ouro, num concurso realizado pela União Nacional de Artistas e Compositores, tendo sido distinguido com o Diploma de Honra, na categoria pilares da música angolana, pela mesma agremiação, no dia 30 Setembro de 2011, "pelo seu contributo para o desenvolvimento da Música Popular Angolana". É pois, uma das maiores perdas da cultura angolana.

E os melhores do ano são?

Anselmo Ralph
Está mais que consolidada a popularidade de Anselmo Ralph. Nessa altura do campeonato as suas músicas de amor já encantam duas gerações de pessoas, Mães e filhas já disputam o disco de Anselmo. No lançamento do álbum “a dor do cupido”, muitos foram comprar o disco para consumo próprio, mas outros principalmente rapazes, foram por coacção. Coagidos pela esposa, namorada, amante, irmã, prima, sobrinha, vizinha, conhecida, enfim. Daí que vimos durante a sessão de autógrafos, pessoas a comprarem dez, quinze discos ou mais. É Por isso, mesmo sem nos basearmos nos números oficiais de venda (são quase sempre falsos) achamos que Anselmo Ralph foi o músico que mais vendeu.

Yanick Afroman
É detentor de todos os recordes de venda. Alias, foi por causa dele que há cinco anos, os músicos deixaram de vender no Cine Atlântico para o parque da independência, tanta foi a confusão durante a tentativa de venda e sessão de autógrafos do seu primeiro álbum. No lançamento do segundo álbum vimos novamente uma grande enchente, talvez pela ansiedade generalizada, expetactiva criada pelo sucesso do primeiro álbum. Pelo sim ou pelo não, os relatos indicam que Yanick Afroman, voltou a esgotar as caixas com a venda do disco “Terra a Terra”.

Os Lambas
Que Nagrelha é o musico mais popular do País ninguém nega. Só foi por essa razão que durante a venda do último disco dos lambas, a cidade parou novamente. Infelizmente, parte dos fãs que Nagrelha carrega não têm poder de compra. Estes fãs vêm maioritariamente da zona suburbana da cidade de Luanda. São miúdos que sonham um dia conquistar o seu espaço entre os kuduristas. E assim, quando os lambas vendem, a praça até pode encher mas nem todos vão lá para comprar.

Kid Mc
O hip hop é o estilo que detém o maior número de admiradores com forte capacidade de compra. São jovens conscientes, grande parte deles trabalhadores. Por isso, a venda do álbum “Sombra” de Kid Mc foi um sucesso autêntico comprovando que o jovem rapper entrou definitivamente para a lista dos músicos que mais vendem. Justifica-se a sua posição nesta lista, porque no dia da venda, vimos jovens proveniêntes de todos os bairros de Luanda a afluírem ao parque da independência ou ao Belas Shopping para adquirir o disco.

Matias Damásio
Pelo talento e carisma, Matias Damásio dificilmente deixará de fazer parte de uma lista como esta. O lançamento do Disco “Kuanza Burro” foi antecedido por uma boa e eficiente campanha de promoção da venda. E foi sem surpresa que vimos o parque da independência encher-se para adquirir o álbum. É importante dizermos que embora Matias Damásio não deverá ser o músico que mais vendeu este ano, poderá confortavelmente ser o músico que mais receitas arrecadou com publicidade (BNA, Banco Atlântico), concurso (venceu o top dos mais queridos 2013) e espectáculos. Enfim, podemos dizer mesmo sem medo de errar que Matias Damásio é o músico do ano.

Eddy Tussa
Entrou de rompante no estilo semba e não decepcionou. Pode até não ter sido o que mais vendeu ou o que mais receita arrecadou, mas a verdade é que nenhum outro disco lançado este ano tocou mais do que as musicas do disco “grandes mundos”. Na radio, TV, discotecas, festas de quintal, em casa, nas barracas, as músicas do também apresentador de Televisão, tocaram em tudo onde se podia ouvir. É por isso justo que a sua posição entre os melhores do ano seja tão próxima dos gigantes da musica angolana. Parabéns Eddy Tussa.

Dj Silivy
A música Akulwo com o misterioso "Bebucho que Cuia" na interpretação foi o pop afro que mais “bateu” em 2012 e meados de 2013. O disco saiu e vendeu bem. Até agora é um dos mais procurados nas casas de música.

Nota: A lista está em actualização, esperamos pelas vossas sugestões. De lembrar que essa lista foi encontrada em função de uma análise feita pelo editor de cultura da Revista Welwitschia e não tem nada de oficial. 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Salão de beleza aplica cabelo de cadáver e mulher é atacada por larvas

Depois de colocar megahair, mulher passou a ter fortes dores de cabeça; médicos afirmam que larvas 'comiam' couro cabeludo.
Uma salão de cabeleireiro no Quênia, na África Oriental, está sendo investigado após implantar em uma cliente um megahair (implante capilar) que seria de cabelos de um cadáver em decomposição. De acordo com Irene Myangoh, que buscava um visual diferente, depois de duas semanas com o novo cabelo, ela começou a sentir fortes dores de cabeça, que quase a deixaram cega.
Preocupada com seu estado de saúde, Irene procurou um médico que concluiu que larvas de vermes "comiam" seu couro cabeludo. De acordo com o diagnóstico, os fios implantados em sua cabeça seriam de um corpo já em avançado estado de decomposição.
Após realizar alguns exames, os médicos observaram que as larvas já chegavam ao crânio da paciente. Segundo especialistas, o cabelo deveria estar contaminado com ovos de vermes, que eclodiram e se desenvolveram na cabeça de Irene.
Procurada para prestar explicações, a dona do salão de cabeleireiro disse não saber da procedência dos fios.

"É a primeira vez que algo assim acontece. Estou em choque", disse.
Irene precisou fazer uso de antibióticos por duas semanas para conter uma infecção.
CK Musau, um cirurgião no hospital de Nairobi, contou ao jornal Daily Mail que atendeu dez casos parecidos nos últimos seis meses.
'É terrível ver como a mentalidade ocidental influencia a mente das jovens quenianas. Elas deveriam focar em sua beleza africana natural, ao invés de tentar parecer o que não são".

Disco de Action Nigga lançado no início de 2014



O álbum de Action Nigga, que o músico estava a produzir entre Angola e Moçambique, será editado, garantiu à Angop, Scott-D, músico e amigo do ex-integrante dos Géneses.

Action Nigga faleceu na passada sexta-feira, 29 de Novembro, vítima de um acidente de avião. O rapper regressava de Moçambique, onde gravou para os videoclipes de três temas do novo CD,  "Todo teu", "Vou dar mais um bebé" e "Striper".
Sem avançar a data do lançamento do álbum, Scott-D disse que o novo trabalho vai trazer músicas originais e mensagens românticas que reflectem o lado sentimental de Action Nigga desconhecido até à data.
"Ele estava a fazer um disco dedicado aos fãs que muito contribuíram para concepção do seu novo trabalho. Nele, Action Nigga reflecte a sua viva e algumas dúvidas relacionadas a si", avançou, acrescentando que neste momento existem temas suficientes para lançar um álbum.

Punidor, músico que fazia dueto com Action Nigga, disse à Angop que o disco trará possivelmente 10 a 12 faixas musicais escritas por Action Nigga.
O músico sublinhou também que o CD foi produzido por DV e Wonder Boyz, não contando com a participação de músicos.
"Ele era um sex symbol e apenas juntou o útil ao agradável", salientou Punidor, justificando a razão que levou Action Nigga a seguir um estilo mais romântico.
Punidor avançou ainda com a possibilidade de se gravar uma música em homenagem ao seu ex-companheiro.

Centenas de admiradores de Action Nigga e colegas juntaram-se na noite da passada terça-feira, 3 de Dezembro, na Ilha de Luanda para rezarem pela alma e prestaram uma homenagem ao rapper.
O avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) que fazia sexta-feira o voo entre Maputo e Luanda despenhou-se, resultando na morte das 33 pessoas que seguiam a bordo, entre os quais nove angolanos.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como começar o Ano da melhor forma


Já entrámos num novo ano e com ele vêm novos desafios e objectivos. A cada ano que passa tentamos sempre encontrar formas de nos reinventarmos e superar-nos, por isso, é importante começar o ano da melhor forma e com o chamado “pé direito”.
Acima de tudo, o importante é conseguirmos encontrar estratégias para viver uma vida de qualidade, melhor e repleta de serenidade e felicidade para nós e para os que mais amamos.Aqui ficam algumas dicas de como começar o ano da melhor forma.

1 – FAÇA UM CHECKUP À SUA SAÚDE

Para uma vida de qualidade precisa de estar bem de saúde. Sendo assim, não se esqueça de começar o ano com um checkup físico, mas também mental. Não quer dizer que tenha algum problema psicológico, mas é sempre bom começar o ano de forma serena, sem stress e cheio de confiança para enfrentar os desafios que possam surgir. Tente encontrar formas para melhorar as suas capacidades de comunicação, discernimento e decisão.

2 – ALCANCE OS SEUS OBJECTIVOS







Analise os seus objectivos e sonhos para este ano e corra atrás deles. Não fique na inércia e este ano tente alcançar tudo aquilo que gostaria. Contudo, seja realista e mantenha a mente focada naquilo que efectivamente consegue alcançar. Tudo o que conseguimos através do nosso esforço e trabalho tem um “sabor” especial.

3 – APRECIE O QUE TEM
Pesquisas têm vindo a revelar que quem é grato pelo que tem é frequentemente mais feliz. Sinta-se grato e humilde com o que tem vindo a atingir ao longo de cada etapa da sua vida. Encontre sempre algo com o qual se sinta grato cada dia da sua vida, ainda que por vezes a situação em que se encontra lhe possa parecer difícil de enfrentar. Encarar tudo com optimismo é meio caminho andado para uma vida preenchida e mais feliz.

4 – SABER FALHAR TAMBÉM É IMPORTANTE
Saber lidar com uma falha é sair da nossa zona de conforto. Este ano tente envolver-se em actividades que não domina ou em  que existe a possibilidade de vir a falhar, de modo a saber como lida com este tipo de situações e poder superá-las da melhor forma. Sinta-se humilde. Saiba apreciar a decisão de tentar algo difícil e aprenda a crescer com essa experiência.
Mas não estamos a tentar evitar falhar? É verdade, mas também é preciso estar preparado para saber como lidar com uma falha da melhor forma. Na vida nem tudo nos corre como queremos, por isso, saber superar momentos menos bons com confiança é uma boa forma de não nos deixarmos abater.